O livreiro de Cabul - Åsne Seierstad

terça-feira, 13 de março de 2012



Sinopse: Após conviver três meses com o livreiro Sultan Khan, em Cabul, a jornalista norueguesa Åsne Seierstad compôs este retrato que, por meio de uma narrativa envolvente, dá voz à família Khan, apresentando ao leitor uma coleção de personagens comoventes que reflete as contradições do Afeganistão.

Gênero: Reportagem
            Editora: Record


A cada capítulo deste livro, ficava mais impressionada com a maneira como as mulheres eram tratadas, sem direitos, e pior, com uma cultura onde eram obrigadas a usar burca, uma espécie de pano que a cobre da cabeça aos pés. 

Além disso, se apaixonar era pecado, uma vergonha para a família. Sem falar que as mulheres eram proibidas de trabalhar. Quase impossível acreditar que em pleno século XXI ainda temos tantas desigualdades entre o homem e a mulher.

“O que me revoltava era sempre a mesma coisa: a maneira como os homens tratavam as mulheres. A crença na superioridade masculina era tão impregnada que raramente era objeto de questionamento” Åsne Seierstad









Trecho extraído do livro:
[... As três irmãs descem exaustas quando o ônibus para em frente à casa bombardeada. Elas flutuam para dentro do apartamento fresco, tiram as burcas por cima da cabeça, penduram-nas em seus respectivos pregos e respiram aliviadas. Readquirem seus rostos. Os rostos que as burcas roubaram.]


O que achou deste livro? Comente!





1 comentários:

  1. Olá!

    Eu ainda não li. Apesar de ser mto recomendado, eu não tenho mto interesse. Acho que pelo fato de ter lido O Caçador de Pipas e ter sido um livro mto marcante, dolorido e "estranho" para mim. Não qro passar pela mesma experiência, ou algo parecido. Na verdade, nem sei explicar direito. Só lembro ter sido uma leitura mto forte.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!