Resposta certa – David Nicholls

sábado, 13 de abril de 2013



Sinopse: O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. 

     Incontáveis foram as vezes que ouvi falar muito bem de David Nicholls. Resolvi então ler um livro dele e tirar minhas próprias conclusões a respeito das suas obras. Escolhi “Resposta certa” e, francamente, ainda estou tentando descobrir como ele conseguiu tantos elogios de pessoas tão influentes.

     Pela descrição e comentários, descobri que o ponto forte do livro era para ser o humor. Humor? Como assim?! É muito sem graça! Sinceramente, ficar sabendo dos desejos sexuais de Brian Jackson, um jovem de 18 anos, calouro da faculdade de letras, que não sabe dar uma cantada normal numa garota e nem iniciar um diálogo sem que pouco tempo depois fale algo que não devia, não soa nem um pouco engraçado, ou pelo menos não para o meu gosto!

     Uma das coisas que mais observo nos livros são os personagens. Gosto de me apaixonar por pelo menos um deles e o alvo geralmente é o protagonista. No entanto, não consegui gostar de nenhum deste livro. Sem contar que apesar de saber que Brian realmente gostava da menina popular, ao contrário da maioria dos livros, não torci para que ele conseguisse conquistar ela. Em minha opinião, ele simplesmente não a merecia.
    
     Isso tudo sem considerar que as perguntas localizadas na parte superior de cada início de capítulo são irritantes. Li no máximo 5 delas, o restante eu iniciei direto na fala. Além disso a Editora Intrínseca também me decepcionou, já que a tradução não foi das melhores.

     O final até que foi legal, comparado ao restante do livro. Mas fiquei esperando mais, faltou elementos que fizessem com que houvesse um envolvimento maior do leitor com o personagem.

     Enfim, acho que já ficou bem claro que não gostei do enredo, nem da forma como a história foi escrita. Aos que já leram e gostaram, quero que fique bem claro que aqui está expresso apenas a minha opinião. Não curti, mas aceito quem tenha gostado, afinal, cada um tem seu gosto.

     E vocês? Concordam ou discordam da minha opinião? O que acharam de "Resposta certa"? E David Nicholls? Consideram-o um autor digno de tantos elogios?



4 comentários:

  1. Não sei, acho o autor sem graça. Não me interessei em começar a ler, talvez eu devesse dar uma chance. A história não me atraiu, nem o personagem principal. Mas, tem quem goste! Beijos! Adorei o seu espaço =)

    Blog: O silêncio não existe
    FanPage: www.facebook.com.br/osilencionaoexiste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho interessante, nem que seja simplesmente para tirar as próprias conclusões do livro. Principalmente por ser tão comentado positivamente.

      Obrigada! :)
      Bjoos

      Excluir
  2. Olá.
    Eu sempre namoro esse livro quando vou a livraria ou estou passeando por sites de compras, mais nunca me vi impulsionada a comprar.

    Eu não gosto de livros que não cumprem o que prometem, sobre os personagens de principio eu pensei em cantadas Nerds saba aquela que quase ninguém entende ou piadas voltadas para inteligencia, mais acho que esse não é o caso.

    Só sei de uma coisa, sua resenha foi clara e objetiva mais sem desrespeitar a opinião de ninguém e eu vou pensar um milhão de vezes antes de comprar esse livro.

    Beijos
    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, como disse, eu não gostei. Porém, isso vai do gosto de cada um.
      Muito obrigada! Acredito que essas devem/deveriam ser a marca de toda resenha: Sinceridade e respeito. Sempre tento atendê-las, apesar de às vezes não conseguir.

      Bjoos

      Excluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!