Suspense/Mistério

quarta-feira, 15 de maio de 2013

 
 
Imagine um fio enorme de barbante que neste exato momento está sendo enrolado em uma bola qualquer. Transpassado por todos os lados, ângulos e posições possíveis, de tal forma que, aparentemente, não há maneira de saber aonde ele vai chegar e por onde está indo. Pronto, formou uma bola de barbante.
Agora, imagine que alguém está segurando em uma das pontas deste barbante e acaba de jogar a bola para frente. De um minuto para o outro você consegue ver tudo o que não conseguia antes. Agora, você já sabe exatamente onde está o início, o meio e o fim.
Ok. Muitos vão achar que eu estou enlouquecendo e devem estar se perguntando por que acabaram de perder seu precioso tempo lendo a inútil besteira escrita acima. Mas... Calma! A questão é que esse foi o único modo que consegui encontrar para explicar como me sinto diante de alguns livros de suspense.
O barbante representa a história, que vai criando diversos acontecimentos em que acabo por não conseguir desenrolá-los. E de uma página para a outra, o autor desvenda os mistérios com tanta facilidade, numa espécie de explosão literária, tudo o que antes não fazia sentido, agora as palavras se encaixam e fluem naturalmente.
Poucos autores tem o dom de fazer isso acontecer. A maior parte se restringe apenas em criar mistérios previsíveis. Mas há aqueles que surpreendem, e em histórias aparentemente sem graça, descobrimos o sabor do verdadeiro mistério!
Acho que devo ter lido no máximo três livros assim. Dentre eles destaco sem hesitar “O céu está caindo” e “Fortaleza digital”. E vocês? Já conseguiram se deliciar com o sabor de mistérios totalmente imprevisíveis? Quais? Comentem!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!