A cidade do sol – Khaled Hosseini

segunda-feira, 3 de junho de 2013



Sempre ouvi falar muito bem de Khaled Hosseini. Há alguns anos li “O caçador de pipas”, apesar do livro ser bom, não atendeu totalmente as minhas expectativas. Entretanto, depois de tantos comentários positivos relacionados à “A cidade do sol”, resolvi dar mais uma chance para Hosseini. Não me arrependi.

O livro é dividido em três partes, todas narrando uma triste realidade de época. Nela, o machismo dominava. Tortura, humilhação, rejeição, dor, são apenas alguns dos muitos outros tópicos abordados profundamente no livro.

As cenas são muito envolventes. Antes de ler, disseram-me que é preciso ter muito preparo emocional. Como não costumo me envolver com as cenas, ignorei e iniciei logo a leitura. Desta vez, estavam certos. Comovi-me muito, certas realidades que mal temos conhecimento da existência são relatadas e descritas em detalhes no livro.

Determinadas cenas cheguei a me imaginar na situação, na pele dos personagens. Sofri a cada perda, chorei em algumas situações de espancamento ou precariedade. A visão de tudo o qual estamos acostumados, a mordomia que tanto esbanjamos e não damos valor, mordomia sim caro leitor, não adianta negar, se estás neste exato momento em frente a qualquer aparelho eletrônico, se neste momento encontra-se em segurança, sem o receio de que em poucos segundos tua casa pode ser atingida por um míssil e matar todos que você ama, com certeza encontra-se em melhor situação do que muitas outras pessoas.

As leis de proibição que circulavam na época, a cada novo regime, uma nova esperança. Porém, esta sumia no momento em que os moradores se viam cercados por regras mais severas, principalmente com relação às mulheres. Tudo girando em torno da violência.

Sofri muito na maior parte do livro, mas apesar disso, acredito que o mais complicado para mim foram as cenas de estrupo e espancamento, pensar que tudo isso não apenas faz parte de um passado, mas de um presente, continua existindo e com uma frequência assustadora.

Enfim, este é um daqueles livros que acabam com barreiras que a sociedade como um todo cria a fim de esconder determinadas realidades. Indico a todo tipo de público, de preferência aos que estão dispostos e prontos para encarar temas tão impactantes.

E você? Já leu “A cidade do sol”? Tem vontade de ler? Comente!



3 comentários:

  1. Confesso que tinha ouvido falar desse livro apenas pelo nome, nunca tinha ido atrás de uma resenha ou da sinopse. Acabei ficando impressionada com o que escreveu.
    Gosto de livros dessa temática, que nos obrigam a viver em uma realidade distante dos contos de fadas que lemos na maior parte do tempo. Apesar do sofrimento e das lágrimas, eles nos fazem refletir. Tive uma experiência semelhante com Princesa, da Jean P Sasson.
    Fiquei curiosa com o livro agora!
    Adorei!
    PS: Obrigada pela visitinha, fiquei muito contente!
    PS²: te indiquei pra responde uma tag no blog :)
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/2013/06/selinho-liebster-awars.html
    Beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, adoro visitar teu Blog! hehe'
      Muito obrigada pela indicação, responderei assim que tiver um tempinho...
      Bjoos

      Excluir
  2. Eu ganhei ele já á mtt tempo mas nunca tive vontade de ler. Vou tentar ler .. Adorei o blog. Muito bom o/

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!