Comédias para se ler na escola – Luís F. Veríssimo

terça-feira, 18 de junho de 2013



Neste livro nos é apresentada uma coleção de belíssimas crônicas de Luís Fernando Veríssimo, numa mistura de histórias hilariantes e sensatas.

Como exemplo de uma das mais engraçadas está “O homem trocado”, crônica inclusive já postada e comentada aqui no Blog, que permite ao leitor dar altas gargalhadas. Assim como a cena cotidiana tratada na crônica “A foto”, que fala de uma discussão num jantar em família sobre quem tirará a foto e ficará, portanto, sem aparecer nela.

Outras tratam sobre a confusão que a língua portuguesa cria nas suas mais diversas palavras. E tem ainda a crônica “Fobias”, onde o autor introduz citando as várias fobias/medos para depois falar da própria, que é também a minha, e acredito que seja de todo leitor compulsivo: O medo de estar num lugar, com insônia, e não ter nada para ler.

Gostei também da abordagem que ele analisou a crônica “Da timidez”. Sou muito tímida, então sei que na verdade não é bem assim que ocorre, mas não deixou de ser interessante.

“O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele e para sua timidez espetacular. Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele. Mentalmente, o tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar, mesmo que chegue com a maciez estudada de uma noviça. [...] O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.” Página: 48. Crônica: Da timidez.

Não podia deixar de destacar também a confusão hilariante exposta em “O ator” e a crônica “rápido”, que, além de ser um tanto quanto engraçada, faz-nos refletir sobre a rapidez que as horas, os dias, os anos e a vida como um todo, passa.


Como todo livro de crônicas, é claro que tem também as ruins, mas, em minha opinião, desta vez as boas se mostraram em maior quantidade. Portanto, não deixem de conferir “Comédias para se ler na escola”. Boa leitura!




6 comentários:

  1. Eu não gostava de ler muitas crônicas não... mas estou mudando de opinião!
    Vou pegarmais livros, pra ver se me agradam mais também! ;)
    Adorei a dica!
    Um beijo!
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca fui muito fã, principalmente de ler um livro inteirinho só de crônicas. Mas o bom é não ler tudo de uma só vez. Deixei este no celular e, quando enfrentava alguma fila, ou tinha que esperar, pegava-o rapidinho. Acho que a vantagem dos livros de crônicas é essa, são textos curtinhos, dá para ler em qualquer lugar e num curto espaço de tempo! haha'

      Bjoos

      Excluir
  2. Jaine, estava bem lembrando outro dia dos livros que tínhamos que ler na escola.
    E hj em dia quase as crianças não leem, triste por que são ótimos,
    mas deixa eu te falar sobre o trecho que vc colocou sobre a timidez, eu sou super despachada até demais kkkkkk Eu tbm acho que as vezes as pessoas estão falando de mim, acho que até estão kkk mas não estou nem ai rsrsrs
    bjs Amiga ótimo post!
    Dani Casquet livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! É triste perceber que hoje as crianças leem tão pouco. Sério?! haha' Já eu, tento não parecer, mas sou muito tímida!

      Obrigada!
      Bjoos

      Excluir
  3. Jaine, eu adorei a dica do livro pois sempre olho ele na livraria mais nunca levo, sempre tenho algo mais importante entende? Enfim, eu costumava ler muita crônica, minha mãe assinava uma revista semanal que tinha e eu sempre acompanhava, hoje já não leio mais e não sei por que já que acho muito legal e super recomendável ainda mais para quem está entrando no caminho da leitura pois não é cansativo e te da uma ideia do que é ler um livro.

    Beijos
    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre assim, confesso que acabei lendo só porque ganhei de uma professora. Mas não me arrependi! Apenas lamento ter ignorado e não comprado ou baixado antes.
      E... sim! Concordo com você, é muito interessante mesmo para quem está entrando nesse universo. ^^
      Bjoos

      Excluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!