Réquiem para um assassino

terça-feira, 20 de agosto de 2013




Oi galera! Então, podem me julgar a vontade, eu mereço! haha’ Devo estar enlouquecendo com tanta coisa para estudar, cheguei até mesmo a ler uma série pela ordem reversa. E... Sim! Foi exatamente isso que você leu! rs’

O fato é que a editora Bússola me enviou dois exemplares e, por desconhecer que é uma continuação, acabei lendo “Morte na Flip” (resenha) antes de “Réquiem para um assassino”, e só agora, após ler Réquiem, percebi a conexão entre eles. Entretanto, excetuando algumas particularidades da vida pessoal de Dornelas que haviam ficado um pouco desconexas em Morte na Flip, minha confusão não comprometeu o entendimento da história!

“Réquiem para um assassino” inicia já com o crime sendo exposto: O corpo de um homem, até então com identidade desconhecida, abandonado e atolado na lama seca do canal. Ninguém sabe como o corpo foi parar lá. Não há sinais de arrasto, marcas de barco, violência, ferimentos, nada. Apenas um band-aid na dobra interna do braço esquerdo. E é a partir destes pequenos vestígios que Dornelas terá que “refazer” o crime e resolver o mistério.

“Ao olhar para o bando de curiosos em terra seca, Dornelas lamentou o gosto mórbido do povo pela morte. Ele nunca entendeu por que os seres humanos gostam tanto de ver a desgraça da própria espécie transformada em espetáculo. Talvez uma herança animal adormecida que retorna impiedosa diante de uma calamidade. Talvez pura sede de sangue ou falta de coisa melhor para fazer.” Página: 14

Para tanto, será preciso manter uma postura firme e saber distanciar, nem que por um curto período, os problemas na vida pessoal. Aprenderá (ou não) a conciliar a recente separação com a ex-mulher e a distância imposta entre ele e os filhos, dos desgastes sofridos diariamente durante a investigação.

Entrando neste ponto, sinto necessidade de destacar ainda as atitudes plausíveis de Joaquim Dornelas, que consegue arrancar confissões sem precisar, como a maioria dos delegados, maltratar o acusado. Propenso a ajudar, mas também muito severo quando necessário, preocupa-se em analisar a situação alheia, estando sempre disposto a conceder uma segunda chance para quem merece.

Os detalhes do crime começam a ser apresentados de forma mais clara já na metade do livro. A partir de então, começamos a formular hipóteses que, no meu caso, vieram realmente a se concretizar no final. Entretanto, a obviedade do desfecho não singulariza a trama, pois, nos últimos capítulos, Dornelas arremata cada mínimo detalhe, minuciosos acontecimentos, deslizes nos depoimentos. Com sua mente incrível, analisa os acusados, aponta o culpado e, repassando cada passo meticulosamente, desvenda o crime.

E vocês? Já leram “Réquiem para um assassino”? O que acharam? Comentem!



9 comentários:

  1. Achei bacana, quero quero..
    http://talentosdamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga tbm fiz a mesma coisa que vc kkkk
    Li primeiro morte na flip eu gostei muito de ler!
    Agora espero o requiem para resenha de setembro, então só dei uma especiada na sua resenha mas gostei muito!
    bjkas
    livrosajaneladaimaginacao.blgospot.com

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante, embora eu não curta muito esse tipo de leitura. Mas vou anotar a dica. Quem sabe no futuro eu não dê uma chance a ele?

    flyingwhisper.blogspot.com.br
    @nathcarvalh0

    ResponderExcluir
  4. Parece bastante interessante, não é meu gênero preferido mais quem sabe eu dê uma chance, pois realmente parece muito bom!

    Beijos
    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii!! Tudo bom? Lembra-se de mim? Acho que não né? Pudera! Estou há tanto tempo sumida! Kkkkk
    Passei aqui rapidinho pq vc é uma das bloggeiras que eu adoro e parceira do meu antigo Abrindo os livros... Não, eu não o exclui, apenas mudei o nome e o link. Agora ele se chama CEMITÉRIO DOS LIVROS ESQUECIDOS. Poderoso hein? Kkkk Foi inspirado em um livro, que você com toda a certeza deve ler algum dia!
    Bem, desculpe não comentar a postagem, mas foi rápido só para explicar hehe
    Muitos xerus
    Gabi
    (http://cemiterio-dos-livros-esquecidos.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  6. Já li algumas resenhas desse livro, e ele realmente me interessa! Parece ter uma história envolvente e trazer um suspense bem interessante! Gosto de histórias assim, apesar de ter lido pouco do gênero. Histórias assim são ótimas para aguçar a mente e, principalmente, nos envolver. Acho que essa é a essência desse gênero, aliás, não? ^^
    Adorei a resenha! E que Blog bacana! Já estou seguindo. sz
    Beijão!


    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. nunca fui muito de ler romances policiais, mas gostei dessa história!

    www.letrasdesonho.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não vou falar nada de ler série ao contrário pq já fiz isso várias vezes rs

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  9. Oiii. Ainda não conhecia esse livro, mas achei bastante interessante. E essa citação é super verdadeira. “Ao olhar para o bando de curiosos em terra seca, Dornelas lamentou o gosto mórbido do povo pela morte. Ele nunca entendeu por que os seres humanos gostam tanto de ver a desgraça da própria espécie transformada em espetáculo. Talvez uma herança animal adormecida que retorna impiedosa diante de uma calamidade. Talvez pura sede de sangue ou falta de coisa melhor para fazer.” Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!