Amor? Tô fora!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011


Tendo em vista que os quatro romances de Machado de Assis (Ressurreição, A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia) narram histórias de relacionamentos amorosos, Felipa, Cristóvão, Noca e Gegê, atrapalhados com o namoro, paixão, amor e afins, resolvem testar se a leitura dessas obras pode ajudá-los a resolver seus problemas afetivos.

Decepcionados com o amor, buscam entende-lo de diversas formas, e já tendo descoberto por experiências próprias que o amor não é como em contos de fadas, que sempre seremos correspondidos e sempre haverá um final feliz, resolvem tentar encontrar as respostas que tanto procuram nos livros Machadianos.

Apesar de já ter lido muitos clássicos, inclusive “A mão e a luva” e “Helena”, confesso que não tinha reparado em alguns aspectos destacados nesse livro, um deles, é que o amor vem sendo o mesmo (apesar de interpretado de diferentes formas), desde tempos imemoriais.

      O trecho a seguir encontra-se no início do livro e me chamou muita atenção, é de outro autor, mas é citado neste livro. Confere!

          “Hoje, se me pergunto por que amo a literatura, a resposta que me vem espontaneamente à cabeça é: porque ela me ajuda a viver [...] Ela nos proporciona sensações insubstituíveis que fazem o mundo real se tornar mais pleno de sentido e mais belo [...] Ela permite que cada um responda melhor à sua vocação de ser humano [...] O leitor [...] lê essas obras [...] para nelas encontrar um sentido que lhe permita compreender melhor o homem e o mundo, para nelas descobrir uma beleza que enriqueça sua existência; ao fazê-lo, ele compreende melhor a si mesmo.” (Tzvetan Todorov. A literatura em perigo.)

O que acham deste livro? Comentem!



7 comentários:

  1. Vou tentar baixar esse livro por e-book!
    Amei o blog!
    Comenta o meu?
    http://depoisdetreze.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Mesmo que depois de você ler este livro continuar não gostando dos clássicos da literatura brasileira (isso se você já não gosta agora) não desista de ler outro tipo de livro, afinal, como disse Tom Wolf, não importa muito o que você lê, desde que adquira a habilidade essencial de ler por prazer.

      Excluir
  2. heey! Obrigada pela visita e tbm pelo comentário. Vi alguns posts no seu blog e adoreei! E eu tbm adoro ler *-* Ta lindo ee vc ta de parabéns! Beeijos, Her Boudoir.
    http://hboudoir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uma bosta vai se fuder desgrasado coloca merda na internet ne seu bosta vai tomar no cu porra

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!