Clássicos literários brasileiros

sábado, 29 de setembro de 2012


            Muitas escolas desde cedo obrigam seus alunos a lerem clássicos da literatura brasileira, tais como, "a moreninha", "Iracema", "A mão e a luva", entre outros, tenho certeza de que são excelentes livros, no entanto, pelo fato da pressão, obrigação sobre tal leitura, a maioria dos jovens além de não os aproveitar, passam a odiá-los. 


Não posso dizer que sou uma exceção, durante dois anos estudei em uma escola onde a cada bimestre tínhamos que ler dois clássicos e entregar um resumo sobre eles. Este era o problema. Éramos obrigados a ler estes livros, e pior, num prazo determinado, ou seja, não importa se estávamos ou não com vontade de ler, tínhamos que fazer isso de qualquer forma, gostando ou não.


Nunca achei que ler fosse algo ruim, pelo contrário, sempre fui uma leitora compulsiva, aliás, até hoje sou assim. Porém, nunca aproveitei os livros que li na escola, parece que quando não fazemos algo por livre e espontânea vontade, passamos a não gostar daquilo.


Quando saí dessa escola, parei de ler os clássicos, e comecei a ler outros tipos de livros. Há algum tempo atrás, resolvi ler “A moreninha” de Joaquim Manuel Macedo. Confesso que minha impressão do livro mudou totalmente, li conforme o tempo deixava, sem obrigação de terminar logo, nem com a pressão de ter que fazer um resumo.


Enfim, acabei gostando do livro. Depois deste já li outros tantos, dentre eles “O alienista” e “Dom Casmurro”. Só o que ainda não consegui gostar, nem me acostumar foi com a linguagem, fico um pouco confusa com os diálogos onde jovens e em muitos casos até crianças, são chamados por Sr, Sra, dona. Às vezes me confundo com a idade em que o personagem se encontra.


Concluindo, sei que cada um tem seu gosto, portanto, como diz Tom Wolfe, não importa muito o quê à pessoa lê, desde que ela adquira a habilidade essencial de ler por prazer.



E vocês? Apreciam a literatura clássica brasileira?


0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!