Cenas brasileiras

domingo, 20 de novembro de 2011


A crônica é um gênero muito interessante, são cenas cotidianas, rápidos flagrantes da nossa realidade, o livro “Cenas brasileiras” de Raquel Queiroz é um livro de ótimas e engraçadas crônicas, são pequenos textos relatando as simples coisas e histórias da vida.


Síntese: Num clima de deliciosa conversa com o leitor, Rachel Queiroz desfia nas crônicas aqui reunidas histórias tocantes da gente brasileira. Crianças que descobrem o mundo, adultos que lutam pela sobrevivência sem abrir mão dos sonhos, casos curiosos que divertem e atitudes inesperadas que dão o que pensar. Rápidos flagrantes da nossa realidade na voz de uma das maiores escritoras do Brasil.


Trecho extraído do livro...

“... um bêbado chegou ao botequim-restaurante, meteu a colher de pau na farinheira e jogou na boca uma colherada de farinha. Mas no próprio momento em que levantava a colher, o português do balcão interferiu, gritou-lhe que “respeitasse a higiene”. Por causa do susto, ou da pontaria errada, o fato é que a farinha caiu no goto do homem, e quase matou sufocado. Foi preciso bem um copo de cachaça para desengasgar. E depois, como aparentemente o atacara uma vontade irresistível de comer farinha, o bêbado, para evitar novo engasgo, mandou encher outro copo de cachaça, jogou dentro um punhado de farinha, misturou e comeu o pirão de colher. Ao acabar, foi dormir na areia da praia e, segundo me contaram, só acordou horas mais tarde, quase afogado pela maré que subia...”


Obs.: Não o encontrei para baixar na internet, mas como é um clássico da literatura brasileira, é facilmente encontrado em bibliotecas.


O que acharam deste livro? Comentem...



2 comentários:

  1. O livro eh muito bom,quero ler mais vezes com certeza...

    ResponderExcluir
  2. E um bom livro assunto meio que apagado da memoria dos brasileiros;

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!